Festa de Sant'Ana: grande por natureza, fraca por incompetência!

sábado, 17 de maio de 2008

Foto: Suébster Neri (Sem Opção)


Mês de Julho se aproxima e cresce a expectativa em torno de quais atrações serão escolhidas para animar a Festa de Sant’Ana na cidade de Caicó. O blog BOCAS MIÚDAS se adianta e apesar de não poder antecipá-las, antecipa a discussão em torno do assunto.

Às vezes, somos mal interpretados quando dizemos que nossa cidade não sabe aproveitar o potencial turístico que detém. Eu explico: esta semana foram divulgadas as bandas que animarão o São João de Patos (PB) e o João-Pedro de Várzea (PB) e fatos visíveis dispensam explicações. Confira abaixo a lista das principais atrações dos três eventos e tire suas próprias conclusões.

Festa de Sant’Ana 2007

Cristiane Fernandes
Dedim Gouveia
Tribo Nativa
Baby Mel
Max e Banda Strelar
Geraldão e Forró Curtição
Ferro na Boneca
Guardiões do Forró
Dorgival Dantas
Forró Muleke
Banda Tropycália
Circuito Musical
Sirano e Sirino
Lane Cardoso
Collo de Menina
Marquinhos Carrera e Banda Sakulejo


São João de Patos 2008 (As principais)

Pinto do Acordeon
Forró na Tora
Magníficos
Ze Nilton
Patricinhos do Forró
Valeu o Boi
Geraldinho Lins
Garota Safada
Lúcia do Acordeon
Fogo na Roupa
Assisão
Cheiro de Menina
Beto Barbosa
Tom oliveira
Solteirões do Forró
Cawboys Fora da Lei
Felipão



Mexe-Ville
Telengo Tengo
Mastruz com Leite
Saia Rodada
Flor da Pele
Forro na Tora
Bruno e Marrone
Genival Lacerda
Aviões do Forró
Capital do Sol
Cavalo de Pau


João-Pedro em Várzea

Bandas Calypso
Capim Cubano
Garota Safada
Saia Rodada
(a confirmar)

No comparativo acima estão em negrito as atrações de renome trazidas pelos três eventos. Patos, que possui 10 dias de festa (o mesmo período que o da Festa de Sant’Ana), está trazendo 16 grupos musicais de destaque nacional e regional. Caicó, no ano de 2007, trouxe paradoxalmente apenas 5 grandes atrações, que ainda assim não se comparam com as da cidade paraibana.

Como se já não bastasse, Várzea, uma cidade com 2.400 habitantes e com uma festa de apenas quatro dias, traz este ano quatro atrações de peso, que chegam a ser melhores que as de nossa festa maior.

Não quero com este comentário, tecer crítica antecipada a administração municipal. Até porque, estamos à espera da divulgação das bandas e não acho justo fazer pré-julgamento de realidades não confirmadas. Muito pelo contrário, gostaria que este artigo fosse levado pelos assessores da Prefeitura Municipal (se existem, onde estais?) ao conhecimento do prefeito Bibi Costa e do secretário municipal de turismo.

Tenho ainda mais duas considerações a fazer. Uma diz respeito à escolha das atrações. Conversava um dia desses com Padre Edson Medeiros, pároco da Catedral de Sant’Ana, e ele me relatava de uma visita que fez a Campina Grande, no período dos festejos juninos. Ele concluiu: “Como seria bom se os gestores caicoenses tivessem a sensibilidade de trazer bandas mais expressivas para a festa de Sant’Ana e que valorizassem nossa cultura. Numa festa de padroeira como a nossa, artistas como Flávio José, Alcimar Monteiro e outros deveriam ser contatados”. Precisamos investir em boas atrações, mas levando em consideração a finalidade para a qual as mesmas estão sendo destinadas. Entre o Carnaval e a Festa de Sant’Ana há uma distância enorme.

Por fim, faço minha última consideração: como caicoense, não sou obrigado a aceitar a desculpa esfarrapada de nossos administradores, que afirmam preferir valorizar a prata da casa. Nossos artistas locais não só devem como possui o direito de se apresentar em nossa expressão festiva maior. Mas, eles não podem ser usados como escudo para a incompetência administrativa de não se ter um plano estruturado para o turismo em Caicó. Muito pelo contrário, nossos artistas querem e merecem dividir o palco com grandes nomes da música nordestina.

9 Comments:

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

Fala Klebson,

Concordo com a sua opinião. Nessa parte de "shows" atrativos da Festa da Padroeira, Caicó realmente está comendo poeira de outras cidades. Mas, atento para outra questão: percebeu como majoritariamente o que se entende como festa é o chamado "forró"? Evidente que isso é realçar nossa própria cultura, contudo, pergunto: essas bandas de forró "seborréia" que tocam por aí podem ser consideradas forró? Esses grupos pornográficos com músicas que apenas incentivam a bebedeira e a promiscuidade trazem algo de interessante além de tornar nossa juventude um receptáculo de orientações vazias? Fora essa questão da diversidade. Será que não há espaço para trazer uma variação de atrações? O nosso povo está tão bitolado assim a ouvir a mesma coisa ou trata-se de uma "lavagem cerebral" generalizada de quem divulga incessantemente suas próximas atrações nos meios de comunicação da cidade? A cultura está no nosso DNA e a falta desta parece está sendo implantada no nosso código genético goela abaixo. Portanto, além de mais bandas de forró, vamos lutar por qualidade (como você mesmo citou Flávio José, entre outros), originalidade e algo que além de divertir, reative nossos genes culturais.

Anônimo said...

Quero deixar aqui a minha satisfação em ler o texto do Colega Klebson e o comentário do Amigo Raildon.

De uma forma grandiosa, o grende parceiro Klébson assinou aquilo que eu já tinha dito anteriormente.

Não é medindo a grandeza da cidade por festa, mas sim mostrando a incompetência dos nossos administradores que teimam em dilapidar o que ainda "presta" na cultura desta cidade.

Mas, quero fazer uma errata. E OS BAMBAS? A MAIOR PRATA DA CASA FICOU DE FORA DE SUA LISTA, KLÉBSON? Não pode! Eu quero ouvir novament o CRÉU por 57'37" seguidos! Aí sim entra no Guinnes!

Abraço!

Anônimo said...

Não se esqueçam, que são nessas festas que os políticos enchem os bolsos!!!
Agradam os eleitores, ficam idolatrados pela população e no final do ano quando a poeira abaixa,compra o carrinho novo...
Haja desvio de verba...

Anônimo said...

Coisa estranha...
Esse blog tão politicamente correto,que se dizia contra a política pão e circo,reinvindicando bandas de renome nacional para a Festa de Santana?!
Nossa!!!
Os blogueiros são os mesmos,mas as idéias... Quanta diferença...

Anônimo said...

Na verdade, acho que a Festa de Sant'Ana de Caicó (DA ILHA) merece bandas como Aviões, Saia Rodada, Garota Safada e todo o forró "Fútil" (como alguns adjetivam) que esteja na mídia. Afinal, se é isso que atrai turistas, que eles venham, e venham com dinheiro... nossa economia agradecerá. Como não existe possibilidade de outros estilos musicais virem, não sei se por incompetência da organização, então que pelo menos venha o forró mais ouvido. Não quero dizer aqui que sou contra outros estilos. Mas se é pra evoluir, comecemos do forró! Infelizmente o mais ouvido nem sempre é o melhor! Mas o que tá em jogo com a Ilha é a economia, e o que enche os olhos desta é o dinheiro.

Anônimo said...

ERRATA:

Caro Jeferson... realmente falhei quanto a não colocação de 'Os Bambas'.

Obrigado pela aguçada percepção, afinal não é para qualquer um conseguir escutar o CRÉU por 57'37".

Anônimo said...

Prezado Blogueiro, já mais teremos renomes na festa da gloriosa Santana, se nao como ficará a Mafia Realizacoes? acho que a Mafia começa por ai, a viuva contrata as cacas pra ilha e nós traremos as "atraçoes" pro clubes de caicó, pros bestas d'aqui e os turistas gastarem dinheiro, serem mal atendidos,e logo após a festa eles esbanjarem seus comentarios idiotas nas Rádios da cidade, que a festa foi boa,ótima, nao sei oque?^claro pra eles, né, afinal sao eles que controlam o que agente houve o ano inteiro nas rádios e que trazem os ditos shows pra cidade, e aja saco........

Anônimo said...

CONCORDO PLENAMEMNTE COM O POST DO MEU AMIGO KLEBSON, PRINCIPALMENTE NA PARTE Q DIZ Q AS BANDAS DE CAICÓ SERVEM DE ESCUDO PRA OS ORGANIZADORES DO EVENTO NAO TRAZEREM BANDAS DE RENOME, ELES DIZEM Q VALORIZAM A PRATA DA CASA...SÓ Q FAZEM O CONTRARIO, ALÉM DE PAGAR UMA MIXARIA DE CONTRATO AS BANDAS LOCAIS PASSAM VÁRIOS MESES "JOGANDO LERO" PRA PODER PAGAR AOS MESMOS, CHEGA DISSO!...A PREFEITURA DEVERIA COLOCAR GENTE ORGANIZADA E HONESTA PRA REALIZAR ESSES EVENTOS, AI SIM OS FESTEJOS DE CAICÓ IRIAM PRA FRENTE...OUTRA COISA, E AI DE ALGUMA "PRATA DA CASA" RECLAMAR Q NAO RECEBEU Q AI FICA DE FORA DO PROXIMO EVENTO! COMO DIRIA AQUELE JORNALISTA, ISSO É UMA VERGONHA!!!