quarta-feira, 5 de março de 2008
Alohaaa!
O colega Jefferson falou um pouco sobre o que eu ia comentar neste post. Entretanto, tentarei, apesar de não fugir do assunto, dar uma ênfase um pouco diferente.
Caicó, situada no interior do Rio Grande do Norte, pode ser considerada uma cidade de médio porte. Principalmente se considerarmos com base o nosso Estado. Temos a sétima colocação no ranking de população por município do RN (perdemos para Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará-Mirim e Macaíba). Se considerarmos apenas as populações residentes nas cidades (ou seja, população urbana) Caicó sobe para a quarta posição, haja vista a população de São Gonçalo, Ceará -Mirim e Macaíba ser composta, em muito, pela sua zona rural.
Por que falar tudo isso?! Por um simples motivo...Caicó já foi a terceira cidade do Estado! É inacreditável o que acontece aqui! Não há investimentos nos setores de desenvolvimento como deveriam haver e isso faz com que a cidade fique estagnada.
Caicó precisa ser melhor vista pelos governantes. O mundo gira hoje em torno de renda. E qual nossa fonte de renda? Indústria aqui é igual Saci...todo mundo acredita que existe, mas ninguém nunca viu! O comércio sobrevive graças a existência de funcionalismo público e da “pequenês” dos municípios circo vizinhos que faz com que a população deles tenham, muitas vezes, que se deslocar até Caicó para resolver alguns problemas.
Vocês já pensaram o que aconteceria de Caicó se tirassem o BEC, o BPM, o Fundo de Participação dos Municípios (que é o que paga as contas da prefeitura), a Justiça Estadual, e todas as demais repartições federais e estaduais aqui lotadas?! O município e toda sua “estrutura” ia ruir!
Chegou, e passou, a hora de ser visto a necessidade de investimentos pesados e DIRETOS para atrair as indústrias para nossa cidade. A injeção de 1 ou 2 mil vagas de trabalho daria uma nova “sacudida” na nossa realidade e isso é fundamental para o desenvolvimento. O que também não se pode é esquecer do restante da infra-estrutura da cidade. Trazendo empregos a cidade crescerá, precisará, portanto, de um trânsito mais organizada; de um maior contingente (e equipagem) da polícia Militar, Civil e Federal; de um aumento das repartições públicas; etc...
Sabe por que falei dessa última coisa? Porque são, além de uma melhora na qualidade de alguns setores, mais empregos...isso! Empregos privados atraem pessoas...a cidade crescendo o funcionalismo público tem que crescer para acompanhar...ele crescendo é mais dinheiro na cidade também (além do das indústrias)...e o que tudo isso faz?! Faz o comércio crescer!
O que ganhamos com tudo isso? Melhor infra-estrutura, melhor cultura, mais investimentos pesados na cidade, maior renda, melhor saúde, melhor educação...enfim, a cidade cresce!
Cuidado Caicó!...Assú já esta aí...daqui uns anos, devido o investimento que tá sendo feito por lá, Assú será mais uma cidade a passar por nós.
Reovan Brito
Obs.: É claro que um forte fator que levou Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim e São Gonçalo a passar de Caicó foi sua proximidade com Natal...de estarem situadas na Grande Natal! Mas o problema não é este. O problema é que cidade como Assú, Pau dos Ferros, Currais Novos e tantas outras estão recebendo um investimento muito maior por um simples motivo...força política e cobrança populacional!...Como diria Diego Vale, “cansaram do Cara e do Coroa”.
4 Comments:
Reovan, daí a importância da cidade contar com uma massa crítica que realmente perceba os problemas enfrentados pela nossa cidade. Enquanto nos bastidores políticos fica essa discussão de nomes e sobrenomes, a cidade sofre as consequências de políticas erradas, amparadas no "cara-ou-coroa".
Acredito na evolução política com discussão. Chega de balões de ensaio ou afirmações jogando os destinos do Município nas mãos de quem está no poder, como determinados entes políticos fazem, jogando a responsabilidade na governadora do Estado. Caicó só tem massa de manobra, por acaso? Enquanto esse pensamento retrógrado vigorar, nossa cidade continuará estagnada e sem políticas públicas de desenvolvimento.
To testando p ver se chega esse comentario pq os outros n chegaram....esse to usando o firefox...vlw..
INFELIZMENTE NÃO VIVI NOS ANOS 40. POIS TERIA SIDO MUITO FELIZ COM O DESENVOLVIMENTO DE UMA ÉPOCA QUE ENVERGONHA OS CAICOENSES DE HOJE.
QUANTO ATRASO!!!
VOU TESTAR TAMBÉM
Post a Comment