EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A solução para os problemas do Brasil é a educação. Todos concordam com isso, acredito. Sem uma educação de qualidade, nosso país não tem como se desenvolver.

É preciso diminuir os índices de analfabetismo, fazer um bom trabalho de base nas creches e nos primeiros anos de aula, fazer com que os alunos tenham um rendimento mais eficaz com trabalhos que ampliem seus horizontes e, claro, precisamos, sobretudo, de universidades que possam preparar os profissionais para o mercado de trabalho. Entre várias outras medidas, obviamente.

Nessa premissa, é necessário fazer com que o aluno, antes de mais nada, pense. O Brasil urge de pessoas com espírito crítico. Precisa de mais cabeças pensantes e menos “cabeças-de-vento”.

Com uma visão de mundo mais apurada, o país só tem a ganhar. As pessoas irão votar com mais sabedoria. Teremos dirigentes mais responsáveis e um serviço público menos viciado.

CEJA E SENADOR GUERRA SOFREM COM INEFICÁCIA DO GOVERNO

É crítico o estado de conservação do Centro Educacional José Augusto e do Senador Guerra, escolas coordenadas pelo Governo do Estado. Há cerca de seis meses, visitamos aquelas instituições de ensino. A denúncia, portanto, é antiga.

Chegamos a encaminhar matérias para a imprensa. Até agora, o Governo não se pronunciou. Um silêncio realmente preocupante.

ESTUDANTES PRECISAM DO TRANSPORTE ESCOLAR

Fora esse exemplo, que deve se repetir em várias outras escolas estaduais do Rio Grande do Norte, nossos estudantes da zona rural também “apanham” desde o ano passado com a falta de transporte escolar. O Governo do Estado não fez o repasse para esse convênio. Fala-se que em 2008 haverá uma espécie de “compensação”. Diante dessa notória falta de compromisso, a promessa é duvidosa.

Só em Caicó são cerca de 900 alunos que dependem desse transporte. Sem ele, não podem ir à escola, pois as famílias não possuem condições de buscar meios alternativos.

Com isso, aumenta o êxodo rural. As pessoas se deslocam para a cidade, “inflando” os municípios, que precisam ser bem planejados para absorverem essa quantidade de gente. No caso de Caicó, pelo que sabemos, não há planejamento.

Fica aqui a lamentação. São apenas alguns exemplos de uma educação que agoniza na UTI. Educação, como foi dito antes, é a solução. Ao que parece, o Governo do Estado ainda não teve essa percepção.

postado por RV

5 Comments:

Jeffmanji said...

Amigo Raildon,

Muito bem colocado a situação precária e vergonhosa em que se encontra a nossa educação.

É triste em ver que o fturo de nosso Estado, de nosso País, estejam assim, abandonadas ao léu.

MAs... é isso que os ossos governantes querem, naõ é? Para quê formarem gente com "cabeça crítica" para criticá-los?

Triste. Muito triste.

Anônimo said...

O problema não é educação em sí. A cada ano aumentam as despesas públicas destinadas ao sistema, aumenta o número de professores, alunos, assim como aumenta o salário do corpo docente e administrativo. O que acontece, Raildon, é que não tem dotrina única da Educação no país. Entes federais esbanjam novas instalações, professores brilhantes recem contratados e as escolas estaduais e municipáis ficam na penúria. Mas não pode ser assim. Devia existir uma política de unificação das possibilidades ou seja tanto os entes federais quanto estaduais e municipais devem ter um programa único, financiamento de patamar igualitário, fluxo de professores livres, onde o professor federal pode lecionar nas escolas municipais, por exemplo, sem prejuizo ao seu salário ou até um aumento e professor da rede não federal, mediante titulos, poderia lecionar nos CEFETS e UF's. Mas istó trabalho. Como você sabe, é bem mais facil despejar dinheiro e depois fazer propaganda eleitoral.
Vassili

Unknown said...

O problema maior é falta de adminstração.
Para a o sistema de educação funcionar tem que ser bem adminstrado. Temos dinheiro e capacidade, mas nao o somos.
Infelizmente, no Brasil, os administradores são escolhidos não entre aqueles com maior capacidade e mérito, o que entende mais do assunto, mas entre aqueles mais proximos do presidente, governador...
Assim não dá...

Anônimo said...

RV a educação tão é a solução para muitas maselas no Brasil que nossos queridos políticos fazem questão de não valorizá-las!

Ora, onde há pessoas conscientes há menos corrupção! Onde há jovens conhecedores da realidade, há políticos tradicionais que perdem a eleição!

É questão de sobrevivência. Para existir a política do 'faz de conta', é preciso haver escolas e estruturas de ensino também com 'faz de conta'.

Anônimo said...

Parabéns RV.

É notório que a educação é o centro de toda evolução. É, infelizmente, notório também que apesar de saber disso os nossos governantes nada fazem para mudar essa realidade triste em que vivemos.

Que seu post, lido ou comentado por políticos, se torne um grito forte contra isso...ao invés deles ignorarem mais uma vez...