Além de "TUDO", o que falta no Trânsito de Caicó?!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008



Amigos leitores do "Bocas Miúdas"...

Recebi uma ligação a pouco do amigo Diego Vale, colunista da terça-feira, pedindo que eu antecipasse a postagem do meu artigo (que seria amanhã) devido seu computador estar com problemas. Sendo assim, postarei hoje meu artigo e amanhã, que seria meu dia, quem postará será Diego, ok?!

Peço desculpas de ante-mão por qualquer erro no post, entretanto não tive tempo de corrigir alguma falha que por ventura exista, haja vista que só faria isso hoje a noite, mas devido a força maior que ocorreu e com o intuito de não falharmos com vocês, segue o post.




Alohaaa!



“Acidente na altura do Posto XXXX, entrada para o Hospital Regional de Caicó”. Quem não já viu essa notícia (ou algo parecido) nos jornais, blog’s e programas de Rádio de Caicó e região?!

É inacreditável o descaso que existe em nossa cidade para o problema do trânsito. Problemas estes que começam desde o asfalta de baixa qualidade usado para capear nossas ruas, passando, inclusive, pela falta de investimento em sinalizações eletrônicas.

Caicó sofre, anualmente, com problemas em suas ruas. O asfalto usado pela prefeitura, é nítido, não é de boa qualidade. Ou, ao menos, não é da mesma qualidade daqueles usados para durar. Sofremos periodicamente com este problema, que normalmente só se resolve próximo a Festa de Santana quando, devido a vinda dos inúmeros turistas, as ruas de Caicó viram “um brinco só”. Tenho uma teoria para este descaso que gera inúmeros prejuízos aos motorista de Caicó (devido aos problemas que esse descaso causa nos carros)...sabe qual é?! Um asfalto de baixa qualidade “tampa o buraco” e como é mais barato sobra dinheiro para outras obras visuais; além disso um asfalto melhor, que duraria 10 anos por exemplo, custa caro...e o político que assumisse a prefeitura não ia ter que se preocupar com esse problema, investindo em outros pontos importantes para a população, aparecendo mais e criando problema para o que deixou (ou seus apadrinhados políticos) nas eleições futuras...triste nossa realidade, né?!...

Mas nosso problema não é só asfalto não! Passa por más sinalizações verticais também! E olhe que as placas de sinalizações verticais de Caicó são uma piada! Faltam placas de sinalização, existem placas em locais impossíveis de serem visto pelos motoristas, e o pior, existem placas onde não precisa! Quer apostar?! Vamos lá...Todo sabemos que a Renato Dantas, a partir do “Kilão” é mão única subindo, ok?! Pois bem...Venha descendo em procura do “Kilão” na calçada que passa em frente da “UniOdonto” e olhe como tem uma placa de “proibido seguir em frente”...Pelas caridades...se é proibido descer a Renato Dantas...pra que diabo serve uma placa dizendo que é proibido seguir em linha reta pro “Kilão”?....Coisas do trânsito de Caicó...

Poderia seguir aqui elencando inúmeros outros pontos negativos...Falta de policiamento adequado (apesar de que a P.R.E. tenta...e como tenta, fazer o policiamento, mas falta homens e viaturas...); falta de sinalização horizontal; falta de radares (pois é, alguns lugares precisam...como a Coronel Martiniano a partir da entrada da Central do Cidadão até o Iate); falta de lombadas eletrônicas; REORGANIZAÇÃO DAS RUAS (isso...transformando em ruas de mão única); nem da necessidade de desafogar o centro da cidade dessas carretas enormes que passam (destruindo o asfalto já ruim, trazendo lentidão para o trânsito, causando acidentes...e olhe que só basta fazer um contorno na cidade...nada muito difícil não, existem recursos para isso); nem da necessidade de calçar as ruas dos bairros periféricos que necessitam de calçamento...é difícil chover, eu concordo, mas quando chove o pessoal fica um “Deus nos acuda”; etc etc etc...Entretanto vou me prender a somente mais um ponto negativo para não cansar vocês com um post gigantesco...SEMÁFOROS!

Caicó precisa URGENTEMENTE de novos semáforos! E quando digo isso, não digo apenas em relação a colocar em pontos estratégicos que, só Deus sabe, o porquê de não terem (cruzamento da Uniodonto com a Rodoviária; entrada para o Hospital Regional; etc etc etc); nem também em relação a usar novo maquinário (esses semáforos são do tempo do “bumba meu boi”, não há menor informação para o motorista e nem para o pedestre de quanto tempo falta para abrir ou fechar); nem só, tão pouco, da transformação de alguns dos semáforos normais em de três tempos; mas digo, também, de um estudo para a regularização do tempo do semáforos. Tem semáforo que mal abriu, já fechou. Em momentos como o Carnaval, a Festa de Santana...cria-se congestionamento em Caicó pela velocidade incomparável como estes semáforos fecham e abrem.

É hora de acordar. Procurei, e não consegui, encontrar o número de acidentes em Caicó no ano de 2007. Com certeza, a memória de todos recordam dos inúmeros acidentes que aconteceram, muitos com vítimas fatais. Estar passando da hora das autoridades notarem que precisam agir.



Reovan Brito
"O Dono da quarta, postando na terça - risos"

3 Comments:

Jeffmanji said...

Boa, Reovan.

O trânsito daqui desta estagnada cidade está pra lá de caótico. Segundo pesquisas recém realizadas, a frota deu uma aumentada e nada, absolutamente NADA foi feito.

Posso apontar como um dos principais problemas a mal preparação dos "Mototaxistas", cada vez mais imprudentes, pondo em risco a vida de passaeiros.

No mais, tudo o que foi dito em sua postagem é corroborada por este que vos fala.

Anônimo said...

Esse problema do trânsito de Caicó é pertinente e foi muito bem colocado no post de Reovan. A frota de veículos da nossa cidade aumentou bastante. Faltam sinalizações, faixa de pedestre, etc, para coordenar tudo isso. A municipalização do trânsito poderia ser uma solução, caso o Poder Público Municipal estivesse realmente interessado em resolver essa questão. O que só comprova a necessidade de um melhor planejamento para a nossa cidade.

Relações Públicas do 3º BPM said...

Com certeza a municipalização seria um bom caminho, não entendo porque Caicó ainda não deu esse passo, cidades da Paraíba bem menores que Caicó já possuem agente municipais de trânsito (que não resolvem, mas.... melhora ) como Pombal etc.