O IBGE faz algo além do CENSO?!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Alohaaa...

Iria postar um artigo na quarta-feira passada a respeito do IBGE, suas funcionalidades e o que é que faz tanto o IBGE além do famoso CENSOS e da Contagem de População, e o que acontece?! Me deparo na hora da postagem com um post do amigo Jeff falando da sua saída do Bocas Miúdas...quase caiu pra trás. Sei que esse assunto já foi mais do que batido, não tenho a intenção de continuar nele, mas quero reforçar tudo o que já foi dito por meus companheiros. Meu apoio, nosso apoio na verdade, para o amigo Jeff é incondicional! Cada um tem sua forma de falar e agir, a dele é assim, gostem ou não! Nós gostamos!

Pois bem...vamos lá!





O que Diabo é IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA)?!

Bem...o IBGE é uma instituição que existe no Brasil a muito tempo. Ela foi criada no ano de 1938, e desde lá vem ajudando o Brasil a se conhecer melhor! No início uma instituição que só funcionava para fazer a famosa contagem de população, hoje...uma instituição que tem pesquisas economicas, sociais, demográficas e muito mais! Atua na área da Industria, Comercio, Construção Civil e tantas outras que só ajudam o Brasil a se conhecer melhor!

Dentre tantas pesquisas realizadas pelo IBGE encontramos a PAC - Pesquisa Anual do Comércio, a PIA - Pesquisa Industrial Anual, a PAS - Pesquisa Anual de Serviços, a PAIC - Pesquisa Anual da Indústria de Construção, a MUNIC - Informações Municipais (todas essas, e muitas outras são feitas anualmente)...Existem também as Semestrais como a ESTOQUE; e as trimestrais como a do Registro Civil, COURO, POG (ovos de granja), ABATE (abate de animais) e LEITE; e as mensais como a PMC - Pesquisa Mensal do Comércio, SINAPI e a LSPA. Além da "menina dos olhos" do IBGE, que é a PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio.

Bem...todas essas pesquisas tem um objetivo...na verdade, elas tem vários objetivos.

Se pegarmos por exemplo a PAC e PAS (econômicas) nos perguntaremos, o que leva o IBGE a buscar informações sobre os balanços de empresas do comércio e de serviços?! Pois bem...é apenas com informações oriundas dessas pesquisas que se podem criar estatísticas precisas a fim de "informar" o poder público das necessidades regionais existentes, até mesmo para implementação de políticas de desenvolvimento.

E se pegarmos como exemplo a SINAPI?!
Que é uma pesquisa onde técnicos do IBGE vão a lojas de materiais de construção (pré-determinadas) e perguntas os preços de determinados produtos que são vendidos...
pra que serve tal pesquisa?!
Daí surge uma explicação interessante...é com base nos dados dessa pesquisa que existem informações detalhadas sobre custos e índices de construção. Sabe aqueles projetos habitacionais da CAIXA?! E os de infra-estrutura e saneamento?! Hum...advinha que pesquisa eles usam?! Pois é...uma parceria IBGE - CAIXA!!!

Pois é! Para terminar os exemplos...a PNAD!
PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, é uma pesquisa realizada anualmente pelo IBGE. Seus técnicos percorrem as áreas rurais e urbanas de cidades pré-determinadas entrevistando os residentes sobre inúmeros pontos, como educação, moradia, trabalho, fecundidade, etc. É com dados dessa pesquisa que inúmeros projetos governamentais são implantados ou se baseiam. Como, por exemplo, a situação educacional de uma região com o objetivo de que sejam implantados projetos para seu melhoramento, quem sabe.

É obrigatório a todos prestar as informações requeridas pelo IBGE, é LEI! Quem não informa pode sofrer multa! Não deveria haver necessidade, pois como cidadãos devemos estar dispostos a ajudar na criação de estatísticas reais!

O RN tem apenas 6 agências do IBGE - Natal; Mossoró; Caicó; Assú; Santa Cruz e Pau dos Ferros! Todas elas fazem todas essas pesquisas, e muitas outras que não citei! E não apenas no município sede, fazem as pesquisas em todos os municípios de sua circunscrição!
A Agência de Caicó é responsável por 24 municípios (Caicó, Currais Novos, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Ipueira, São João do Sabugi, Bodó, Cerro Corá, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Jucurutu, Florania, Santana do Seridó, Parelhas, Ouro Branco, São José do Seridó, Cruzeta, Acari, São Fernando, São Vicente, Carnaúba dos Dantas e Equador).

São os índices dessas pesquisas que o IBGE faz que ajuda o Brasil a crescer.

(os que quiserem saber o objetivo de cada uma das pesquisas e como elas são realizadas basta entrar no site do IBGE www.ibge.gov.br , bem como outras informações do IBGE e as estatísticas já publicadas)...



Por Reovan Brito

P.S.: perdoem meu post agora, infelizmente estarei viajando a serviço (treinamento) no dia 06, 07 e 08 de maio, e portanto não poderia postar no meu dia (quarta-feira).

0 Comments: