sábado, 5 de abril de 2008
Os primeiros estudos para a construção do açude Itans datam de 1907. Naquela ocasião, chegou a Caicó uma equipe de engenheiros para projetar uma série de açudes que seriam construídos no Seridó. Mas foi somente em 1932 que teve início à construção do Itans, no leito do rio Barra Nova.
O Açude foi construído com terra batida. Para tanto, foi indispensável à utilização de jumentos para carregar a terra em caçambas de madeira de fundo falso. Depois da substituição do engenheiro responsável pela obra, o Dr. Roberto Miller, pelo Dr. Renê Becker, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) enviou um trator caterpillar com rolo compressor e lâminas de espalhar terra. Com isso, o trabalho manual de espalhar e socar terra foram suspensos. Finalmente, após quatro anos de trabalho intenso, o açude Itans foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1936.
Com a finalidade precípua de abastecer a cidade de Caicó, sua capacidade inicial era de 81 milhões de metros cúbicos de água. Na ocasião, o açude foi batizado com o nome de Itans em virtude de haver no rio uma espécie de ostra conhecida por esse mesmo vocábulo.
A cada ano que passa a capacidade do açude tem diminuído de volume em conseqüência do constante assoreamento a que está submetido. Hoje a sua capacidade foi reduzida para 75 milhões de metros cúbicos de água. O Itans teve sua ultima sangria em 2004.
Fonte: Blog do Suebster Neri
0 Comments:
Post a Comment