quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A LOGÍCA ESPORTIVA DA GLOBO

Bastou a Record anunciar que possui os direitos exclusivos de transmissão do Pan-2011 e das Olímpiadas-2012, para "setores mais radicais da Globo" defenderem que "a emissora passe a ignorar esportes como vôlei de praia e ginástica". Tal informação foi divulgada por Daniel Castro da coluna "Outro Canal", da Folha de São Paulo.


Não é de se admirar que a "vênus platinada" realmente ostente atitudes tacanhas como a divulgada na nota. Basta lembrar que a Eurocopa 2008 foi ignorada pelos noticiários esportivos globais, como se a competiçao sequer estivesse ocorrendo. Apenas uma tímida menção no Fantástico e uma matéria razoável no Globo Esporte, falando sobre a vitória da Espanha.

Informações como essa, quando caem na Mídia, devem ser consideradas mais do que simples "Buzz" ou "zumbidos". Era de se esperar que os executivos da Globo não admitissem o drible vergonhoso levado pela Record nessas transmissões esportivas. "Ignorar" esses esportes, pelo retrospecto recente, estava mesmo no tablado. Até pela lógica de mercado trabalhada pela Globo que trata os concorrentes tentando passar para o público que eles não existem.

Independente de simpatia por emissora "A"ou "B", a transmissão da Record deverá, pelo menos, respeitar o espectador que gosta de acompanhar as modalidades esportivas, sem interferência do horário da novela ou da rotineira programação televisiva que empurra um jogo de futebol do brasileirão para o irritante horário das 21h30. Quando há monopólio, tudo é moldado segundo as necessidades de quem detém o poder de veiculação.

Contudo, Record, com direito de transmissão do Pan-011 e das Olimpíadas-012, deve abusar do fator "exclusividade". Até por ser cópia declarada do modelo "Global" se observarmos o atual destaque dado ao setor de teledramaturgia que vinha alavancando seus índices de audiência. Setor que, aliás, vem perdendo espaço nas últimas semanas para a reedição da relíquia Pantanal no SBT.

1 Comment:

Anônimo said...

Vcs abandonaram o blog?
Vassili