Ilha de Sant’Ana receberá melhores atrações, mas ficará um “quê” de quero mais!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Foto: Montagem Bocas Miúdas

O blog BOCAS MIÚDAS acompanhou de perto e com expectativa os bastidores da escolha das atrações que animariam a Festa de Sant’Ana em seu palco principal: a Ilha de Sant’Ana. Especulações iam e viam e ao final um resultado satisfatório, mas com ares de que poderia ser melhor.

Começo, portanto, parabenizando o Governo do Estado pela iniciativa de trazer atrações de renome nacional para a Festa de Sant’Ana. É a primeira vez, desde que a festa foi reestruturada, que grandes bandas se apresentam para o público caicoense e visitante. No entanto, poderia ser melhor.

Não estou com criticismo sem argumentos, analisemos os fatos que se seguem. Primeiramente, estavam programadas três dias de festa com o patrocínio do Governo estadual (quinta, sexta e sábado), nos quais três atrações nacionais estavam previstas. Agora, temos apenas dois dias com o apoio do Estado e apenas dois grandes grupos se confirmaram. Em segundo e, ao meu ver, mais importante constatação as principais bandas foram colocadas na quarta (Fagner) e quinta (Elba). Ora, por que não programaram os shows para a sexta e o sábado, dias de pico da festa de Sant’Ana? Poderia haver interesses maiores que o da soberana população?

Fico a refletir, por vezes, por que a Festa de Sant’Ana não cresce como deveria. Olho para a organização religiosa do evento, brilhantemente coordenada pelo padre Edson Medeiros, e encontro a resposta. Desde o mês de março, a Paróquia de Sant’Ana planeja a festa. Realizou café com a imprensa, captou patrocinadores para a programação religiosa, inova a cada ano com boas atrações no Pavilhão de Sant’Ana... enfim, motivos de sobra para atestarmos que não é pela Igreja que a festa não evolui.

De outro lado, temos o poder público que fica responsável por toda a programação religiosa e divulgação turística do evento. Aí sim, não demoramos muito para encontrar falhas que, diga-se de passagem, são gritantes. O processo licitatório para a empresa que organiza a festa saiu no final de junho e o resultado ainda em julho. A divulgação turística pouco e quase nada existe, afinal, é menos de um mês para articular publicidade em rádio, TV, jornais e mídia alternativa (esta acredito que nem é cogitada). No máximo, algumas poucas propagandas nos arredores do Seridó. Com menos de um mês para organizar a festa, a empresa sequer pode contratar boas atrações. Vale lembrar que as melhores bandas agendam seus shows com meses de antecedência.

Por isso, ficam aqui dois registros. Os parabéns (com ressalvas) para a governadora Wilma por trazer melhores atrações e o lamento pelo descompromisso da Prefeitura Municipal de Caicó na organização da nossa festa maior. Fica-nos, agora, a esperança de que em 2009 seja melhor!

OBS.: Deixo de antemão, meus votos a todos os caicoenses, seridoenses e visitantes de que tenham uma boa Festa de Sant’Ana. Que nossa excelsa padroeira nos cubra de bênçãos e nos conceda dez dias de encontros e reencontros, de alegria e muita fé! Após minha formatura, na próxima sexta-feira (18) estarei de volta a Caicó!

Salve Sant’Ana!

1 Comment:

Anônimo said...

É uma vergonha para esses politiqueiros de Caicó mandarem para a obra de saneamento da cidade, a qual só deverá ser reiniciada, após as eleições.Quando, será que coisas desse tipo serão extintas de Caicó;