sexta-feira, 4 de julho de 2008

Esta semana estava eu tranquilamente trabalhando no meu local usual no Fórum, a Sala de Audiência, quando toca o telefone. Ninguem liga para a Sala de Audiências, a não ser o Juiz ou a Secretaria, então atendo assim:
- Sala de Audiências, bom dia!
- Alô, aqui é da Cartuchos Master, gostaríamos de fazer uma oferta irrecusável...
Pô!! Essa pessoa só pode não saber que está ligando para uma repartição pública!! Penso eu. Então esclareço, meio sem jeito:
- Ehrr... a senhora está ligando para uma repartição pública...
- Que? Mas aí não é da Madereira Esperança?
- Não, não, agora aqui é um Forum.
Então a pessoa não acreditou em mim. Certamente pensou que eu estava tentando dispistá-la. Ainda insistiu que eu passasse para um setor que utilizasse cartuchos de impressora (deu trabalho convencer que tudo que usávamos vinha do Tribunal de Justiça...):
- Ah tá... então isso aí é o que mesmo?
- Aqui é a 1ª Vara Criminal do Distrito Judiciário da Zona Sul de Natal. (e completei:) Do Poder Judiciário.
E ela ainda sem acreditar em mim, insistiu:
- Ah sim... certo.... mas só a título de curiosidade, esse "Poder Judiciário" faz o que?
Essa é a parte que você faz "hã?!". Por essa eu não esperava. Passei 10 segundos calado, tentando reunir palavras para explicar o que era o Poder Judiciário... fiz o melhor que pude:
- Ehrr... o Poder Judiciário é o órgão do governo que cuida julgar processos... sobre os crimes, no nosso caso, que é a vara criminal...
Então eu vi que não estava funcionado... quanto mais eu falava menos ela entendia, e muito menos ela acreditava no que eu dizia... então dei uma risadinha e exclamei:
- é a Justiça!!
Tenho certeza de que essa não é a única pessoa que não sabe o que é a Justiça. Esse eposídio retrata bem a situação do Brasil... as instituições estão tão desacreditadas, que boa parte do povo nem sabe que existe um órgão além da Polícia pra cuidar da Ordem!
Tá na hora do Judiciário se tocar que os seus processos fazem efeitos no mundo "real" e agir mais, com interpretações que sirvam de alguma coisa não só no mundo jurídico, mas também no mundo de "carne e osso". Daqui a pouco tudo vai ser só um jogo de tabuleiro.
por Kelsen Henrique
0 Comments:
Post a Comment