Politicologia

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Alohaaa!
Não gosto muito de falar de política aqui no Bocas Miúdas. Apesar de ser um tema que eu adoro, na verdade...que todos os membros do Bocas adoram, é um tema que ainda não me sinto a vontade para discorrer aqui!

Entretanto me deparei com uma pergunta ontem a noite e gostaria de passar a minha dúvida para que vocês pudessem me ajudar a saná-la.

Hoje em dia, em Caicó, se fala muito em política. Mas é muito mesmo! Onde é que se vai nessa cidade só se fala em Bibi, Roberto, Pacífico e Rangel! Nem se começou o período eleitoral e já se começou todo o fuá que conhecemos tanto! Isso, na verdade, não me admira...o que me admira – e me permitam isso – é como se discute o melhor para Caicó se esses políticos ainda não disseram o que vão fazer por Caicó!!!

Veja bem...tem muita gente decidindo já seus votos...mas baseado em que?! Bibi disse onde ia investir em Caicó?! Bibi disse se ia continuar sendo o mão de vaca que é (tem gente que gosta e acho o melhor)?! Roberto disse o que ia mudar?! O que ia manter da atual gestão?! O que ia fazer de novo?!

Eu não soube de nenhum dos candidatos dos nossos “prefeitáveis” terem feito isso não! Pelo contrário, estão eles na fase de buscar apoio (que pra uma candidatura é a fase correta)! Eles estão na fase certa! Buscando apoios para suas campanhas! Então por que nós, a massa, não aprendemos a esperar e ver quem vem melhor para governar nossa cidade?! Ora...pra mim está claro! O povo de Caicó ainda não aprendeu a ser um bom administrado! Não espera o momento certo, ainda, para analisar as propostas dos “candidatos a administrador” e votar com consciência e prudência! Não se preocupam em quem vai tentar fazer o melhor por Caicó...! Continuam no velho, famoso e, quase, insuperável curral eleitoral!

Será que em pleno ano de 2008...passado tanto tempo do início do século passado, não aprenderemos a analisar o melhor para nossa cidade com base em dados específicos, com base em propostas reais e plausíveis?!
Ou estamos fadados a sempre sermos administrados pela paixão das pessoas em determinadas “entidades políticas” não se dando o trabalho de analisar outros pontos?!

Amem Vivaldo Costa! Amem Álvaro Dias! Amem qualquer um desses políticos que, para mim, só abitolam as pessoas ultimamente! Mas amem mais Caicó! Amem muito mais sua cidade e seus filhos!

Caicó não cresce! Por mais que digam o contrário, Caicó não cresce!

Esses políticos que tanto dizem que amam Caicó...o que eles estão fazendo para trazer órgãos públicos para cá?!

Perguntem o que eles estão fazendo para trazer a PRF! Perguntem o que eles estão fazendo para não deixar sair o PA da PF! Perguntem o que eles estão fazendo para transformar este PA em Delegacia! Perguntem o que eles fazem em relação a falta de Delegados em Caicó...que tem 4 delegacias e 1 delegado! Perguntem o que fazem para o melhoramento de nosso “aeroporto”! Perguntem o que fazem para melhor equipar nossas polícias civis e militar/bombeiros! Perguntem o que fazem pelos nossos hospitais! Pelas nossas escolas! Para incentivar o emprego com INDÚSTRIAS! Qual é a indústria grande de Caicó?! Perguntem o que eles fazem para mudar essa rodoviária RIDÍCULA de Caicó! Perguntem se eles pressionam o BB a instalar outra agência maldita, pois TODO CAICOENSE sabe que essa que tem não suporta mais o número de pessoas que a utilizam! Perguntem o que fazem DE CONCRETO pelo nosso Carnaval, Festa de Santana, Festival da Carne do Sol e do Queijo! Perguntem o que eles fazem para transformar a UFRN de Caicó em uma instituição independente, portadora, então, de mais recursos, mais independência para instalar NOVOS cursos, em locais que Caicó precisa! Perguntem o que eles fazem para cobrar do Governo do Estado solução para os problemas da UERN que CLAMA mudanças!

...Senhores...Senhoras...amem os políticos se quiserem, mas amem mais Caicó! Ela precisa de um político que a AME...e não apenas seus votos e seu dinheiro!

5 Comments:

Anônimo said...

Meu caro Reovan,

A verdade é essa. Essa fase pré-eleitoral, que começa logo após a abertura das urnas da campanha anterior, domina o nosso cenário político.

Como você mesmo afirma, a política, que serve para nortear os destinos da nossa comunidade, termina ficando em plano inferior ao que deveria estar. Isso se agrava com o o noticiário que não se cansa em relatar e esmiuçar cada detalhe das composições e acordos que vão sendo feitos.

Pouco ou nada se fala em progresso. O protagonismo está nos "nomes" que são colocados, em detrimento das ações desenvolvimentistas. Nesse palco, o coadjuvante é a população.

Forte o seu apelo, esperamos que seja ouvido. Esperamos, e torcemos, por uma campanha propositiva, onde os políticos busquem respostas de interesse social. E que os discursos arcaicos de bandeiras e currais sejam colocados no lixo da história. Pois, esse tipo de argumentação, só serve para perpetuar o atraso nas brilhantes cadeiras do Poder.

Vassili (Gliuksinner) said...

Reovan.
Vamos começar do início.
Polícia Federal e Polícia Rodoviaria Federal são submetidas à União Federal, entar para manter estes departamentos aqui tem de falar com Lula ou Tarço Genro. Delegado, polícia militar e civíl - falar com governadora. Esta faltando delegado não somente em Caíco, mas no estado todo. Aéroporto. Eu não sei sob que competência ele se encontra.
Agora, pode-se passar o concurso para agente de tránsito ou "amarelhinho" como se diz aqui em Natal. O tránsito de Caicó é uma piada. O prefeito pode marcar uma audência para pedir transferencia daquelas unidades para Caicó. mas não é nada garantido. Vamos ver se serão criadas polícias municipais ou algo parecido.

Anônimo said...

Olá a todos,

Amigo Vassili, concordo plenamente com vc! Sei que existem as esferas federais e estaduais! Entretanto todos nós somos brasileiros...inclusive você...que mesmo nascido na Russia morou muitos anos (e acho que ainda mora) no nosso país. Tem um pai que é político! Todos sabemos que pressões acontecem! Que se nossos políticos municipais pressionam os estaduais e os federais as coisas acontecem!

Meu caro...Caicó é dotado de 2 deputados estaduais...além de Nelter que é Estadual e de João Maia que é federal! A governadora é do Seridó...estudou em Caicó! Dizer que não pode haver pressão é desconhecer a nossa política, concorda?!
Na verdade...correm "as bocas miúdas"...que Caicó não foi beneficiado a alguns anos pela PRF justamente por não ser vontade dos nossos políticos....alguns, a pouco tempo, até alegaram o prejuízo ao homem do campo...que normalmente tem seus veículos em estado não permitido por lei!

Concordo plenamente com você! As esferas são diferentes! Mas quis me referir a pressões...a VONTADE de fazer algo, mais precisamente!
E sobre o transito..bem, ja postei algo aqui sobre ISSO que temos em Caicó! =D
Obrigado pelo comentário!

Anônimo said...

Reovan, eu acho que você está coberto de razão, mas queria te informar existe sim um pre-candidato a prefeito em caicó que está discutindo os problemas do povo, está se reunindo com o povo para elaborar o plano de governo, esse pre-candidato é Roberto Germano, ele junto com Pacifico e José Rangel, já se reunirão com vários seguimentos da sociedade, eles já se reunirão com o pessoal da cultura para elaborar propostas que tragam melhorias para esse seguimento, já se reunirão com o Bispo Diocesano Dom Delson, já se reunirão com o sindicato dos trabalhadores rurais e no próximo dia 18 estarão promovendo uma palestra com a conhecida atleta Magnólia Figueiredo e com todos os desportistas de Caicó, para discutir e elabora políticas para melhorar o esporte de nossa cidade. Eu acho que o modo de fazer política em nossa cidade está mudando, pois estamos vendo que novas idéias estão aparecendo. Parabéns pelo blog e sucesso.

Anônimo said...

Caro Reovam...

Eu sempre digo e acredito que jamais cansarei de dizer... o que há em Caicó não é falta de políticos... muito menos falta de políticos com capacidade para fazer por Caicó... o que falta é vontade de trabalhar e entusiasmo por voltar a fazer Caicó crescer...

Mas como já insisti nisso demais, axo melhor dizer que tudo está muito bom, afinal, temos uma cidade calma e isso basta!