“Olho por Olho, Dente por Dente”

terça-feira, 29 de abril de 2008

Nestes últimos dias senti na pele o quanto é difícil promover um evento em Caicó. Se falo em Caicó, estendo este pensamento a todo Seridó. E o pior é ter que ir divulgar fora!

Como presidente da comissão da minha turma, encabecei há três meses o projeto de realização do “Seridó Debate Eleições”. Uma promoção nossa - 5º Período de Direito, CERES, UFRN – com a OAB subsecção de Caicó, contando ainda com o Apoio Institucional da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/RN.

Palestrantes confirmados, patrocínios fechados, programação definida, recebi o material após o feriado de Tiradentes e fomos à capital, Natal, na “Sprinter” da UFRN. Chegando lá a maior chuva dos últimos anos, um verdadeiro “toró”. Ruas alagadas, trânsito parado e falta de sorte: metade das Faculdades particulares sem aula!

Tiramos direto pro Campus da UFRN. Saímos de sala em sala falando do evento. E as surpresas na Federal estavam por começar.

Um professor, ao ver o folder e analisar o preço da inscrição, soltou logo uma piadinha: “esse preço não paga nem uma refeição descente!”. (R$ 40,00 para profissional e R$ 20,00 para estudante) Não lembra ele que nem todos são professores efetivos da UFRN e advogado nas horas-extras!

A segunda piadinha veio de um aluno: “Por que vocês colocam tantos políticos como palestrantes nestes eventos sobre Direito Eleitoral?” Fui paciente. Pedi apenas que ele comparasse o nosso evento com dois que serão realizados em outras cidades do RN. Os outros têm 50% de palestrantes políticos, o nosso apenas 2 entre 10 palestrantes.

Pra fechar o pacote, veio o Boicote! Fomos barrados: proibiram que distribuíssemos folders, até no estacionamento!, de duas Faculdades Particulares de Natal. Argumento deles: “questão de segurança para os nossos alunos!” E só porque somos de Caicó teríamos instinto de delinqüentes?

Estas faculdades são as mesmas que recebíamos de braços abertos para divulgarem suas promoções aqui, no nosso Seridó. Recebíamos! Ta na hora é de deixar de sermos bestas! Aceitarmos tudo que vem de lá e depois fecharem a porteira na nossa cara?! Agora vai ser “olho por olho, dente por dente!”

Diego Vale (desculpe pelos erros! Escrevi isto quase dormindo na frente do PC, depois de uma aula, uma reunião e de atualizar o material de divulgação do Congresso)

0 Comments: