terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Eleição de 72. Funcionaram em Caicó 46 urnas. O Juiz Geraldo Lago de Oliveira presidia o primeiro pleito entre Vivaldo Costa e Manoel Torres. Era o início...
Na época pensavam que o melhor para Caicó, depois das mortes na região (de Dr Carlindo em diante), era que deveria existir somente um candidato. Um pacificador.
Até que uma alma refletiu: “Pensando bem, isso é tirar o direito do povo votar, porque quanto mais candidato, mais opção”. O ping-pong tava armado: Doutor Seboso X Mané Panela.
... Quinze anos depois, em 87, foi que vim ao mundo. Meus pais, divididos, como a maioria dos caicoenses. Os descendentes de Birau (avô materno), tudo Bacurau. Já a paixão dos Vales sempre foi o vermelho.
E comecei a enxergar as paixões políticas, só em 96. Lembro que ia com meu pai ver a Passeata do Agricultor. Ficava aguardando lá no Jerimum do Castelo Branco. Quando descia para o Centro, eu e minha mãe fugíamos, para ver todo mundo com a panela na cabeça atrás de Seu Mané.
E assim foi em 1996, 2000 e 2004. De julho a outubro, todo mundo calado em casa. Apesar da divergência política, as discussões sempre foram evitadas. “É madrugada”, “piriri-piriri”, “bandeira branca”, nunca subiram a calçada de casa pra não quebrar o laço familiar.
Calado na minha, sempre percebi no rosto silencioso de cada um a dúvida: em quem meu filho vai votar? Os mesmos rostos nunca chegaram a sugerir. Minha mãe dizia somente: quem lhe sustenta é seu pai! Já meu pai, quando tomava umas, dizia aos amigos: deve ter puxado à raça da mãe!
Hoje, acho que já tenho coragem de declarar. Acho que já dá até pra perguntar, sem medo: “Me digam uma coisa. Fora o candidato de Dr. Vivaldo e o de Manoel Torres, tem outro pra votar? Vamos de Par ou Ímpar, ou de Cara ou Coroa?”
Pelo bem de Caicó, vamos votar!
Por Diego Vale
10 Comments:
A crônica remete a essa falta de opção política nos currais caicoenses. Duas forças? Duas bandeiras? Brigando pelo povo ou unidas (nos bastidores) para sobreviver? Será que é essa união que impede a chamada "terceira força" de alcançar vôos mais altos? Será que teremos a reedição de outras eleições com essa esmagadora polarização? Será que nossa população conseguirá sair, finalmente, desse conformismo político? Ou continuará presa aos velhos currais?
Rapaz... não sei de nada. Posso dizer uma coisa: Eu sou e sempe fui uma terceira Chapa.
Desde que eu me entendo por gente, esses aí se revezam no poder em caicó e a cidade continua a mesma *****. Portanto, assim como da Oligarquia Alves-Maia no Governo do Estado, devemos mudar. Quem sabe, para melhor!
Na minha modesta opinião, os currais só tendem a se fortalecer e sempre continuarão mais fortes e atravessarão como um trator o caminho de qualquer um que decida se opor ou criar uma nova cor nesse arco-íris eleitoreiro aqui do seridó.
A terceira força tem que nascer.
É inaceitavel continuamos a conviver apenas com 2 forças. Caicó já é grande o suficiente para que isso acabe.
Só basta aparecer alguém que tenha coragem de assumir essa posição de fato (e não fazer o que alguns dos que diziam ser outra forças...parecem que vão fazer essa eleição)!
Enquanto isso...estaremos fadados a viver entre o Cara...e o Coroa.
Eu acredito que as duas forças que o Diego Vale - poeticamente - menciona fez parte de boa parte da História do Povo Seridoense. Mas, é preciso recordar que a História é dinâmica, e por isso, nos encontramos num contexto dos "multi", ou seja, "multicultural, multisocial,multieconômico, multimídia, multipolítico, etc". Com isso, temos que abrir os horizontes do nosso compromisso e da nossa consciência de cidadão e cidadã. Hoje, temos que apostar e acreditar numa terceira, quarta e quinta força. A decisão da escolhar será sempre do eleitor.
Diegão... Caicó é terra de dois donos... regime do café com leite...
Sou fã de política, mas gostaria que as duas opções oportunizadas há um bom tempo se transformassem em três... A cidade q já foi a terceira maior do RN e sua população que já viveu (conjugação do verbo 'não vive mais') uma significativa época de crescimento agradeceriam tb!
Abraço!
Caro amigo Diego Vale, Parabéns pela estréia de seu espaço nas terças no “Boca Miúdas”. Você é talentoso, inteligente e sabe como poucos contorna situações complicadas. Realmente acredito que sua crônica de hoje nus leva a refletir sobre o papel fundamental do voto. Nós não escolhemos os candidatos, apenas votamos nos candidatos que os "grandes" definem. Mas de todo jeito não devemos abrir mão do direito sagrado ao voto!
Parabéns e estarei sempre visitando “Bocas Miúdas” que promete ser um dos melhores que temos em toda a nossa região.
Forte abraço.
Parabéns Diego!
A única coisa que tenho consciência é que a politica de nossa cidade se transforma no atrazo de Caicó, pois qd lembro q Caicó foi a terceira cidade do estado e que hj continuamos atrazados, me dar uma profunda tristeza.Sinceramente não sei se tenho mais esperanças, pois a cada dia sabemos do desenvolvimento de cidade menor do que Caicó, mais a culpa é dos politicos mesmo.
ótima crônica, diego!!
Estamos mesmo precisando de uma terceira face na moeda. Infelizmente, os currais eleitorais parecem controlados...
Parabéns Diego! Você poeticamente tem razão. Não sei se uma terceira força mudaria alguma coisa, quando analisamos o Governo Lula até queremos que chegue a hora de sua saída, mas quem seria menos ruim do que ele? Da mesma maneira quem conhece Caicó de verdade, desde o tempo de Vivaldo e Manoel Torres?
Post a Comment